Tenho certeza que você comete pelo menos um destes erros...
1- Não saber por que está aprendendo um novo idioma.
Qual seu objetivo? Viajar, falar com amigos, currículo, cargos mais altos no trabalho...? Qual sua meta para aprender inglês ou espanhol? Responda essa pergunta e tenha sempre em mente seu objetivo para usá-lo como motivação e não desistir!
2- Não encontrar algo que você goste no idioma de estudo.
Aí é uma chatice estudar, não é mesmo? Tudo se torna sem graça, difícil, irritante, nos frustramos... Além de saber nosso objetivo para aprender, precisamos de algo que nos conecte ao idioma. Um artista, uma música, uma série, uma viagem futura... Algo que te anime a estudar e gostar de aprender.
3- Não estudar com concentração exclusiva. Você está na sala com a tv ligada, respondendo mensagens de texto no celular, conferindo as redes sociais enquanto tenta estudar. Essa cena parece familiar? Trago más notícias. Você não está aprendendo, está desperdiçando tempo! Nosso cérebro precisa de foco. Atenção total na hora de aprender. Concentre-se. Assim você aproveitará melhor o seu tempo de estudo, que não precisa ser longo, mas sim de qualidade! Está estudando no computador? Feche as outras abas abertas no navegador. Silencie o WhatsApp. Se possível, estude em um ambiente reservado, tranquilo. Organize seu material, prepare tudo o que você vai precisar previamente. Crie uma rotina e um ambiente de estudos confortável, mas sem distrações. Será muito mais produtivo!
4- Não praticar todos os dias.
Muitos alunos me falam que não têm tempo para estudar durante a semana fora nosso horário de aula. Claro que nossas vidas são mega agitadas, temos mil compromissos e no final do dia estamos exaustos, não é?
A questão é que precisamos desmistificar que você só pode estudar se for mil horas por dia. Crie janelas na sua rotina para se manter em contato com o idioma. Veja uma série de forma ativa, preste atenção nos diálogos, ative a legenda em inglês ou espanhol. Enquanto você toma o café da manhã, ouça as notícias na língua estrangeira. Se deslocando para o trabalho? Ouça um podcast ou um audiobook! Que tal uma música enquanto toma banho? Entende? Crie espaços em que você se mantenha conectado com a língua mesmo que não tenha tempo para sentar e estudar por uma hora todo dia.
5 – Aprender algo e nunca mais revisar.
Esta é uma dica dada para estudantes em geral. Revise. Aprendeu algo novo hoje, revise daqui a dois dias. Depois revise mais uma vez em outro dia. Isso faz com que o conteúdo fixe na memória de longo prazo e guarde a informação. Melhor ainda se você puder aplicar o que aprendeu! 6- Não tirar dúvidas em aula.
Isso é terrível. Não sinta vergonha por ter dúvidas. Peça para a professora explicar novamente. Não guarde suas dúvidas para depois. Você pode esquecê-las e perder a oportunidade de aprender de forma eficiente. Se uma dúvida surgir em um momento fora de aula, anote-a e pergunte depois. Mas não deixe de quitá-las!
7 – Praticar apenas uma habilidade.
Falamos em quatro habilidades básicas para trabalharmos ao aprender um idioma: ouvir, falar, ler e escrever. E para nos comunicarmos amplamente, estas quatro habilidades devem estar desenvolvidas. Muitos dizem “consigo ler e entender tudo, mas na hora de falar...”. Já outros não gostam de ler, mas através da leitura aprendemos vocabulário, estrutura do idioma, etc. Precisamos praticar todas elas!
8 – Ler sem um dicionário.
Esse ponto é polêmico e muitos debatem sobre. Mas pergunto “como aprender vocabulário se eu não pesquisar o quê aquela palavra significa? ”. Eu costumava ler livros variados e sempre com um dicionário ao lado. Alguns dizem que isso torna a leitura chata e sugerem pesquisar apenas aquelas palavras que se repetem com frequência. Como disse, há debate. Mas na minha opinião e dos meus professores, vocabulário não cai do céu e demora muito para ser adquirido de forma orgânica. Além do mais, dicionários são mais completos do que o Google tradutor. Vale a pena ter um ao lado!
9 - Decorar listas.
Lembra daquela prova de Química que decorávamos todas as fórmulas, fazíamos o teste e na semana seguinte não nos lembrávamos de mais nada? Exatamente! Decorar trabalha com nossa memória de curto prazo. Decoramos, utilizamos e o conteúdo é apagado do nosso HD cerebral. Mas aprender, colocar em prática, revisar de tempos em tempos e praticar mais, isso sim trabalha com nossa memória de longo prazo e fixamos o conteúdo.
10 - Ter medo de errar.
Esse ponto repito muito. Errar é normal e importante para aprender! Significa que estamos praticando, recebendo feedback e aprendendo com eles. Não tenha vergonha de errar, não se trave em praticar por causa disso. Somos estudantes, estamos sempre aprendendo. E lembre-se: até nativos cometem erros!
Quer aprender inglês ou espanhol? Eu te ajudo!
Comments